7 de out. de 2011

A pesquisa secreta do PT

Foto: Joka Madruga

A contagem regressiva para as eleições 2012 já começou. O Partido dos Trabalhadores (PT), que carrega a bandeira do projeto de Dilma Roussef na cidade, tem nada menos que o diretor Geral de Itaipu, Jorge Samek, de pré-candidato a prefeito.

A sigla já deixou clara a intenção de não ser coadjuvante no processo eleitoral. Os petistas seguem atentos as articulações das outras legendas. Tanto é que uma pesquisa foi realizada para saber a intenção de votos dos iguaçuenses. Alguns filiados tiveram acesso aos principais números.  

Ninguém dá detalhes sobre o assunto. Foram feitas sondagens com os nomes dos principais pré-candidatos a prefeito de Foz. Também foram coletadas opiniões em diferentes bairros. Não foi revelada a quantidade de entrevistados.

Alguns nomes despontaram entre os eleitores. Foram lembrados de maneira espontânea durante as entrevistas. Outros se mostraram fortes entre diferentes classes. A pesquisa também apontou a rejeição de alguns pré-candidatos. O atual governo municipal também foi avaliado. Até mesmo o nome do ex-presidente Lula foi lembrado durante as entrevistas.

Os dados estão sendo avaliados pela direção do partido e não serão divulgados oficialmente. Uma coisa é certa: Os números deixaram os petistas animados.

A tendência é que a candidatura de Samek seja só confirmada ou não durante a convenção do PT, marcada para junho do ano que vem. A indefinição em torno do nome do diretor de Itaipu alimenta o desejo de outros pré-candidatos entre os partidos aliados ao Governo Dilma.

Chico Brasileiro (PC do B) e Nanci Andreola (PDT) despontam, neste momento, como favoritos. Os dois partidos compõem o atual governo local e também integram a base de Dilma, o que favorece uma coligação com o PT, PMDB, PP, PR. DEM e PPS também podem estar juntos. O PTN também se mostra alinhado a esta união. Já o mistério fica por conta do PSC.

Mas, como na política tudo muda a qualquer momento, então, a melhor aposta é ter paciência.

3 comentários:

serjão disse...

Ué mas,vc não sabe o rsultado da pesquisa se esta tão informado...eu sei,e olha que as coisas são bem diferentes do que te passaram,inclusive dizendo que mais de 50 % votariam no candidato da presidente ou do lula...,isso sem falar nos rejeitados,o que fortalece a ideia de candidatura propria no PT mesmo sem Samek...

eu disse...

Bom, sr Serjão, se estou tão errado assim, por favor me diga os resultados certos. Ficarei muito agradecido. Meu e-mail é este: marcelo@foznoticia.com
Obrigado pela participação.

Anônimo disse...

Se divulgarem os numeros ai sim que a Nanci, Chico e vários outros terminam de ensacar a viola. Sobraria só o Samek e com o Reni balançando.
Não é só o lula que tá nas altura, mas tambem a Dilma, e a Itaipu então, nem se fala.
Ass. Quem viu os numeros.