29 de set. de 2011

DDT EXTREMA AGRESSÃO TUMULTO PICUMÃ DNA DESESPERO HC DESORDEM

Em frente ao Restaurante de D, Mária Duarte, mãe dos irmãos Márcio e Germano (Tumulto), no inicio dos anos 90, ao lado do amigo Renato José Souza, no centro de Foz.  - Foto: Acervo de Renato José Souza)

* 15/07/1962  + 27/09/2011

O Set parece tirado de um cartaz de um show antigo em Foz doIguaçu, show que nunca aconteceu devido à diferença de época dessas bandas. Maso que essas e muitas outras bandas iguaçuenses tinham em comum e tem, emespecial, no dia de hoje? A resposta é simples: CÓLERA!

A notícia do falecimento prematuro do vocalista Edson"Redson” Pozzi, de 49 anos, cai em Foz do Iguaçu como uma bombasilenciosa, que não mata, mas fere. Além de ídolo da contracultura em todo omundo,  Redson e seu irmão Pierre conservavam na cidade amizades de longa data, colecionavam shows em bairros ebares que nem mesmo os artistas locais hoje teriam acesso, marcando o nome dabanda Cólera na história. 

Ao todo foram seis shows na cidade desde umaapresentação na Vila “C”, passando pelos palcos do Centro de Convenções, showgratuito na av. JK e a apoteótica apresentação em 2001 no Oeste Paraná Clube.

Após a "Holy War Fest" em 2001, no Oeste Paraná Clube, Redson e Pierre com os fãs de Foz do Iguaçu - Foto: Acervo de Renato José Souza

A tristeza momentânea e o tempo talvez não me permitam resgatar o nome de todas as bandas que já tocaram covers do Cólera na cidade, ea lista seria muito maior se falássemos das bandas que foram influenciadaspelos maiores ídolos do Punk Rock no Brasil. 

Primeira banda brasileira a fazer turnê pela Europa,  ainda em 1987, com 56 shows em 5 meses. Sua smúsicas simples e agressivas contrastavam com a temática rebuscada das letras onde denotavam suas preocupações com o meio ambiente, respeito aos animais, e principalmente, o comportamento dos seres humanos. 


Pioneiro em vários aspectos, Redson seria palestrante da I Oficina de Produção Cultural organizada pela Cooparcultura, com “"Façavocê mesmo", oficina criada a partir de suas próprias experiências. 


O Cólera era também uma das atrações já confirmadas para uma apresentação na cidade no mês de Novembro. 


No msn, durante os últimos dias, Redson aparecia com o nick“NO MORE FEAR” (Sem Medo, em inglês), em contraste com um de seus maiores sucessos, a Música “Medo”.  

TRAJETÓRIA

Formada em 1979 pelos irmãos Edson “Redson” Lopes Pozzi,(guitarra e vocal), Carlos “Pierre” Lopes Pozzi (bateria) e Helinho (baixo),que mais tarde foi substituído por Valdemir Pinheiro. 

Discografia: 

“1.9.9.2.” (K7, 1984), 

“Tente Mudar o Amanhã” (LP, 1984, Ataque Frontal),

 “Pela Paz em TodoMundo” (LP, 1986, Ataque Frontal), 

“Verde, Não Devaste!” (LP, 1989, Devil Discos), 

“Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico” (LP, 1991, Devil Discos),

“Caos Mental Geral” (CD, 1998, Devil Discos) 

“Deixe a Terra em Paz!” (CD, 2004, Devil Discos). (DOL)

Assista AQUI

Nenhum comentário: