9 de ago. de 2011

Após 23 anos, Aeroporto de Foz será reformado



O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (8) o edital da concorrência nº 009/ADSU-4/SBFI/2011 para a contratação da empresa de engenharia que fará as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros, via frontal e edificações de apoio do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O valor das obras está orçado em R$ 66,5 milhões. O início do processo é considerado uma conquista pelo trade turístico de Foz do Iguaçu, que desde 2009 vem se mobilizando para melhorar as condições do terminal. 

Ao longo de 2010, dezesseis entidades representativas do Destino Iguaçu produziram um documento que foi enviado ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e para outros ministros e autoridades, elencando os pontos mais importantes do aeroporto. Com o apoio da senadora e hoje ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o projeto passou a fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento – Fase 2 (PAC 2) do Governo Federal. 


 “Essas obras vêm dar um fôlego extra para o aeroporto, até que o projeto maior, que está sendo coordenado pelo Fundo Iguaçu, seja viabilizado”, avaliou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, que coordena as articulações para a melhoria das condições do aeroporto.

Com o investimento previsto no edital, serão feitas as obras mais emergenciais, como ampliação das salas de embarque e desembarque, climatização e repaginação do espaço interno, construção de novo prédio para as empresas contratadas, construção de uma nova casa de força, criação de uma área coberta para ônibus, instalação de uma cobertura central e a substituição de equipamentos e de toda a rede elétrica e hidráulica. 

Desde que passou pela última reforma, há 23 anos, o Aeroporto das Cataratas não passava por um processo de revitalização tão importante. “O movimento na cidade vem aumentando muito devido aos intensos esforços da Gestão Integrada do Turismo, e não estávamos mais dando conta da demanda. A reforma vem em boa hora”, disse a superintendente do Aeroporto Internacional das Cataratas, Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro.






O processo será aberto no dia 9 de setembro, às 9 horas, em Porto Alegre. A empresa que vencer a concorrência terá 18 meses para concluir as obras. Até lá, a superintendente Maria do Socorro informa que todas as providências serão tomadas para garantir a segurança e o conforto dos passageiros. “Será um período de sacrifício, mas vai valer a pena”, garante. 

 Em 2010, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu apresentou um crescimento de 43% no volume de passageiros. No primeiro semestre de 2011, o crescimento foi de 56%, o maior do país. A previsão é que o aeroporto atinja 1,8 milhão de embarques e desembarques até o final do ano.


Texto e Fotos: JIE

Nenhum comentário: