21 de ago. de 2011

Aeroporto de Foz alcança 1 milhão de passageiros

Movimento de passageiros internacionais cresceu 257% até julho (Foto: Adilson Borges)

A Infraero divulgou o relatório de embarques e desembarques referentes ao mês de julho. No mês passado, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas registrou 138.270 passageiros. Neste ano já foi registrado o movimento de 963.441 pessoas no terminal.

A marca de 1 milhão de passageiros já foi alcançada em agosto, mas só deve ser divulgada no próximo balanço. Neste ritmo de crescimento, a expectativa é que é que o terminal atinja 1,5 milhão de embarques e desembarques até dezembro. Em 2010, 1.155.584 passaram pelo terminal.

Hoje, o aeroporto de Foz é o que apresenta a maior média de crescimento no Brasil. De acordo com a Infraero, houve um aumento de 53% no movimento em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registrados 596.788 embarques e desembarques

Nos últimos sete meses foi registrado o embarque e desembarque de 34.919 passageiros internacionais, o que representa um crescimento de 257%, e pode ser justificado pela freqüência de vôos da Pluna e o impulso da LAN no mercado da América Latina.

Nos vôos domésticos foram computados 928.522 passageiros. O dado representa um acréscimo de 51% ao mesmo período em 2010.

A maior alta registrada em 2011 foi relativa ao mês de março, quando foi verificado um montante de 147.536 de operações no local. No comparativo, abril foi o mês de maior alta se comparado a 2010, quando a circulação aumentou 71,74%.

No primeiro semestre, o aeroporto, segundo números da Infraero, recebeu 9.879 voos, sendo 8.944 domésticos e 935 internacionais. Atualmente oito companhias aéreas operam no terminal em 26 vôos diários regulares.

 "Estamos em crescimento acentuado, mais que o dobro da média nacional" (Foto: JIE)


De acordo com o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, o aumento na procura pelo destino é fruto de esforços dentro do trade turístico para mostrar o potencial da região.  "Já estamos em crescimento acentuado, mais que o dobro da média nacional em nosso aeroporto desde 2010. Isso é reflexo de um trabalho que mostra o potencial o Destino Iguaçu".

Piolla ainda comenta que a quantidade de vôos aliada a baixas taxas também tem contribuído para aumentar a movimentação. "Temos um crescimento desde 2007 quando tínhamos 7 voos. Há negociações com as empresas e algumas companhias já fizeram o pedido para operar em Foz. A expectativa é chegar a 30 vôos até o final do ano”, comentou.

Neste ritmo de crescimento, nem mesmo a reforma do aeroporto, prevista para iniciar no próximo ano no valor de R$ 66 milhões não será capaz de atender a demanda. “Se continuarmos crescendo neste ritmo, vamos chegar ao saturamento, por isso temos que acelerar os outros projetos paralelos”, destacou Piolla, referindo-se a proposta do Fundo Iguaçu para construção de um novo terminal até 2014.

Conheça o projeto do moderno aeroporto apresentado pelo Fundo Iguaçu.


Com informações do Blog do Aeroporto de Foz

Nenhum comentário: