1 de ago. de 2011

Assinaturas contra aumento de número de vereadores já somam mais de 6 mil

Documento com assinaturas será entregue no dia da Audiência Pública (foto: Roger Meireles)

Num levantamento preliminar na última semana, o número de pessoas que já haviam participado do abaixo-assinado contrário a Emenda de Lei Orgânica do Município que aumenta de 15 para 21 o número de vereadores na Câmara Municipal, já havia passado de 6 mil.

A informação foi confirmada durante o último final de semana pela presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Elizangela de Paula Kuhn. "Nosso objetivo é conseguirmos angariar 9 mil assinaturas, por isso o trabalho esta semana será intensificado em alguns pontos", disse.

As planilhas para a coleta de assinaturas foram distribuídas por empresas, entidades, igrejas, hotéis e em pontos fixos na cidade desde o dia 22 de julho. "De lá para cá tivemos uma participação excepcional dos associados e de pessoas que se mostraram interessadas pela discussão", comentou. 


Segundo Elizangela, a tomada de assinaturas auxiliou não somente na participação popular, mas também no questionamento de um assunto importante, que envolve o futuro da comunidade. "As pessoas não estão assinando por assinar. Elas querem saber sobre o assunto e como podem integrar essa discussão. Isso sem dúvida é o principal objetivo dessa campanha".

A ação envolve além da Acifi, parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), além de diversas empresas. Entre os importantes apoios recebidos, Elizangela ressaltou a participação das casas maçônicas e dos associados.

A contagem foi feita com parâmetro nas listas deixadas nos maiores pontos de arrecadação. "Por isso foi parcial, pois precisamos contabilizar as diversas participações nos postos menores". O número total deverá ser conhecido na quarta-feira.

Esta semana os trabalhos para coleta devem continuar e ganhar apoio do público universitário. "Estivemos na Unioeste e agora vamos visitar as universidades particulares", comentou. A presidente ressalta que a participação dos estudantes tem acontecido naturalmente, também com questionamentos sobre a emenda. "Temos recebido e-mails e questionamentos, o que mostra que entre os estudantes a preocupação em participar também existe".

Além de pedir pelo não aumento do número de vereadores, a campanha ainda alerta para que o orçamento da Câmara seja restrito a 3%.


Audiência -A audiência pública marcada para o dia 5 de agosto deve abrir à comunidade a discussão do assunto que tem rendido discussão nas ruas. Para a data, o abaixo-assinado com 9 mil assinaturas também deverá ser entregue. Caso a audiência não ocorra, a ação da coleta de assinaturas deve ganhar continuidade. 

"Temos mais de 6 mil pessoas que estão interessadas no tema e não podemos simplesmente parar. Havendo ou não audiência, a campanha continua. O que as pessoas questionam e discutem é justamente a qualidade na representatividade. Já assumimos esse compromisso".

Pontos fixos para coleta de assinaturas podem ser encontrados nas quatro lojas da Panorama Materiais de Construção (segunda a sábado), Casa Vitória na Vila Portes (segunda a sábado), Praça da Bíblia (sábado à noite), Feirinha da Terceira Pista JK (domingo de manhã), Supermercados Max e Líder - Vila A (de segunda a sábado), ACIFI, OAB (sede e sala dos advogados no Fórum), IC&VB, Uniamérica (das 19 às 22 horas) e UDC (das 19 às 22 horas, a partir de terça-feira até dia 4 de agosto). Para participar do abaixo-assinado é necessária a apresentação do título de eleitor.

A campanha incluiu ainda uma enquete no site da Acifi, e a instalação de outdoors pela cidade.

Daniela Valiente - A Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário: