5 de jul. de 2011

Presidente da Câmara disponibiliza informações para Observatário Social



Os integrantes do Observatório Social, ONG criada para analisar e divulgar as informações sobre a aplicação do dinheiro público e a qualidade dos serviços prestados à população, estiveram na Câmara de Vereadores de Foz nesta segunda-feira, 04.

A vice-presidente do OSFI, Beatriz Rodrigues, e o Coordenador Fernando Laço Portinho, receberam do Presidente do Legislativo Municipal, Edílio Dall’ Agnol, um relatório contendo as atas das sessões realizadas pela casa de Leis nos últimos 9 meses. Os dados vão ajudar na elaboração dos indicadores da Câmara, uma espécie de prestação de contas dos atos dos vereadores publicada a cada quatro meses pelo Observatório Social.
 
“Alguns dados ficam à disposição da comunidade em nosso site e o detalhamento é feito em audiência pública realizada na sede da Acifi. É um instrumento de informação e cidadania, uma forma de alertar as autoridades no sentido de que alguém está de olho nas administrações públicas”, diz a vice-presidente do Observatório Social, Beatriz Rodrigues.
 
A ONG também tem recebido denúncias de mau uso do dinheiro público, alguns casos são encaminhados à promotoria.

Os servidores da Câmara Municipal, Ricardo Andrade e Waldecir Gonçalves dos Santos, também acompanharam a reunião. Entre várias iniciativas de transparência na administração, eles destacaram a Comissão de Recebimento de Bens e Serviços, conforme recomenda o Tribunal de Contas do Estado.

“Quatro servidores efetivos nomeados de forma aleatória pela presidência são responsáveis por essa função de controle dos bens e serviços contratados pelo legislativo”, informou Ricardo Andrade.

O Presidente da Câmara, Edílio Dall’ Agnol, se colocou à disposição do Observatório Social para qualquer esclarecimento sobre os atos do legislativo. “As informações estão disponíveis para a equipe do observatório e também em nosso site, no que depender da Câmara vamos ajudar na divulgação”, afirmou Edílio.

O Observatório Social de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Conselho da Mulher Empresária e da Executiva da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI). O site para consultas é o www.osfi.org.br.

Nenhum comentário: