28 de jun. de 2011

Meia Maratona das Cataratas fomenta economia

Foto: Marcos Labanca

A 5ª Meia Maratona das Cataratas — “Troféu Cataratas do Iguaçu S/A 10 Anos”, no próximo dia 3 de julho, é a maior em número de inscritos desde a primeira edição, em 2007. A uma semana da corrida, mais de 1,7 mil atletas confirmaram participação. Esse recorde revela não somente o crescimento da prova, mas também ganhos importantes para a economia regional.

Do total de corredores, aproximadamente 90% vêm de fora da cidade, e centenas trazem pelo menos um acompanhante, dobrando o número de pessoas que gastam em Foz do Iguaçu e nas cidades vizinhas, como Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Outro fator que mostra o consumo de bens, produtos e serviços é o tempo de permanência dos atletas no município. Como a corrida é realizada sempre aos domingos, os participantes chegam com um ou dois dias de antecedência. Aqueles que trazem a família vêm geralmente na sexta, aproveitando para fazer turismo.

Para a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, a quinta edição da Meia Maratona das Cataratas consolida a iniciativa, que se notabiliza por divulgar os atrativos de uma maneira muito saudável. “Ações como esta destacam positivamente a nossa cidade, e isso reflete na atração de mais visitantes e beneficia toda a cadeia econômica de Foz e região. A ACIFI parabeniza a Cataratas do Iguaçu S/A e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade por mais esta ação que alia turismo, meio ambiente, saúde e esporte.”

Segundo Marcelo Valente, diretor-comercial da Loumar Turismo — operadora oficial da Meia Maratona das Cataratas —, a venda de pacotes subiu 80% em relação ao ano passado. “Isso demonstra o interesse cada vez maior pela prova. Outro dado importante é que o tempo de permanência subiu de 1,5 dia para 2,7 dias em comparação com 2010”, salientou.

Alimentação — O setor gastronômico é um dos mais beneficiados com a corrida. De acordo com estimativa do presidente da Regional Foz da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo de Sousa, durante três dias são servidas perto de 12 mil refeições. Para ele, o ganho não se limita aos estabelecimentos, sendo transferido aos funcionários e movimentando a economia da região.


Carlos Silva (Foto: Divulgação)
O mesmo pensamento tem o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz (Sindhotéis), empresário Carlos Silva. “A presença dos corredores e família proporciona uma boa distribuição de renda e torna o destino mais conhecido. A Meia Maratona das Cataratas já se firmou como um grande evento nacional, e colabora para fortalecer a imagem e vários segmentos da economia da cidade.”

Troféu — O nome do troféu da 5ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu homenageia os dez anos da Cataratas do Iguaçu S/A — empresa responsável pelo ingresso dos visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. Criada para incentivar o turismo e ajudar a preservar as belezas naturais na unidade de conservação, a concessionária comemorou uma década de operação em 2010.

A realização da 5ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu é da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A organização é da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte, com promoção da RPC e com patrocínio da Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e Midi Eletrônicos.


A ASICS é a marca esportiva oficial do evento. A corrida tem apoio do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Hotéis Mabu Thermas e Resort, Powerade, Confederação Brasileira de Atletismo, e Prefeitura de Foz do Iguaçu.Serviço
5ª Meia Maratona das Cataratas — “Troféu Cataratas do Iguaçu S/A 10 anos”

Data: 3 de julho de 2011
Premiação: R$ 60 mil
Inscrições: R$ 110

www.meiamaratonadascataratas.com.br

H2Foz

Nenhum comentário: