18 de jun de 2011

Lula critica mídia e agradece a blogueiros

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa e agradeceu a "blogueiros" por terem, nas suas palavras, revelado "uma farsa que estava acontecendo" durante a campanha eleitoral do ano passado. Lula referia-se ao episódio em que o então candidato do PSDB, José Serra, teria sido atingido por um objeto durante uma passeata no Rio de Janeiro.

No II Encontro de Blogueiros Progressistas, em Brasília, o ex-presidente disse ter viajado por 16 países desde que saiu do governo e afirmou que o comportamento da mídia, especialmente na América Latina, "é quase lamentável". "Eu nunca me preocupei com a crítica se ela é verdadeira, o que me preocupa são as inverdades, a má-fé, as difamações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que caiu na cabeça de um candidato no ano passado", afirmou Lula.

"Foi quando eu disse que nosso adversário tinha que ter a coragem de pedir desculpa ao povo brasileiro", acrescentou. "É o único momento em que um candidato sai mais fraco do que quando entrou (na campanha eleitoral)", disse.

Lula afirmou que foram os "blogueiros" que impediram que esse episódio gerasse prejuízo eleitoral para a então candidata Dilma Rousseff. "Vocês tiveram papel extraordinário. Vocês demonstraram uma coisa fantástica: o povo não precisa mais de intermediários", afirmou sob aplausos dos participantes do encontro.

O ex-presidente pediu que aos "blogueiros" ajam com seriedade e façam críticas sérias, sem perder a razão, "porque a direita não brinca em serviço". E, novamente, criticou José Serra: "Quando vocês foram xingados de blogueiros sujos (por Serra durante a campanha eleitoral), vocês foram xingados por quem promovia a sujeira".

E na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Lula deu um conselho que ele teria aprendido durante seu governo para levar adiante os projetos na área, como a universalização da banda larga.  
Agência Estado

Nenhum comentário: