23 de nov. de 2011

Partidos defendem a redução de assessores na Câmara de Foz


Os presidentes de 12 partidos de Foz do Iguaçu se reuniram para confirmar a realização de uma audiência pública, no próximo dia 28, para discutir o aumento de vereadores.
Os líderes partidários não só mantiveram a posição, visando o debate sobre o aumento da representatividade, como também propõem o enxugamento dos gastos no legislativo iguaçuense. Eles defenderão a redução de salário e do número de assessores, além do corte de cargos comissionados e a realização de concurso público no legislativo.
No mês passado, 19 partidos assinaram um abaixo-assinado pedindo a realização de uma audiência para discutir o aumento de 15 para 21 vereadores após a eleição de 2012. O pedido foi aprovado na Câmara, mas a iniciativa foi muito criticada, principalmente pela Acifi (Associação Comercial), que lidera um movimento, ao lado de 20 entidades, denominado “Fórum pela Moralização da Política”.

Hoje, 23, começaram a ser colocados outdoors contra a proposta de aumento das vagas. A imagem de um palhaço vem acompanhado da frase “ Foz não quer mais vereadores. Respeito Já”.
As críticas acuaram os vereadores. Agora, os partidos começam a reverter a imagem negativa que recaiu sobre a Casa de Leis. Do encontro realizado, no começo da noite de ontem (22), ficou definido que os 19 presidentes apresentarão a proposta de corte no número de assessores na audiência.

21 de nov. de 2011

“A minha cabeça está voltada para a política energética” despista Samek




O diretor Geral de Itaipu, Jorge Samek, foi o anfitrião da primeira reunião com os pré-candidatos a vereador no PT (Partido dos Trabalhadores) de Foz do Iguaçu. Durante duas horas, Samek e a diretoria do partido ouviram os concorrentes a uma vaga na Câmara. A presença do principal pré-candidato no atual tabuleiro político foi vista com otimismo por filiados.

Todos os militantes que falaram durante o encontro referiram-se ao diretor de Itaipu como o futuro candidato do partido na disputa pela prefeitura em 2012. Samek apenas sorriu a cada comentário e balançou a cabeça positivamente.

Ao final da reunião, ele recebeu muitos cumprimentos dos partidários. O diretor de Itaipu deu uma pausa nas fotos para conceder uma entrevista exclusiva ao Tribuna Popular.  Veja abaixo.

Tribuna: Ser iguaçuense não te motiva a se candidatar a disputar a prefeitura, e assim ajudar de maneira mais direta a população de Foz?

Samek: Sem dúvida. Eu nunca perdi minha identidade com Foz, sai naquela época para estudar, meu pai ficou na cidade, minha mãe, meus primos, irmãos e sobrinhos, e tudo o que posso fazer por Foz do Iguaçu, eu faço. Temos avanços extraordinários em todos os setores. Nós estamos vivendo um momento ímpar, e isso me estimula muito a ser um dos colaboradores por uma cidade melhor. Uma medida certa tomada na hora errada, acaba sendo uma medida errada. Por amor a Foz do Iguaçu, eu pretendo fazer o que for possível para melhorar a cidade.

Aumento de vereadores deixará cidadãos com “cara de palhaço”, acreditam entidades



A nova campanha em protesto á retomada do projeto de aumento do número de vereadores ganha as ruas da cidade a partir desta segunda, 21. Ao todo 20 entidades, entre elas a Igreja Católica, representadas pelo “Fórum pela Mobilização Política”, assinam 25 outdoors com a imagem de um palhaço e a seguinte frase: “Foz não precisa de mais vereadores. Respeito Já!”.

A medida foi adotada após 21 partidos assinarem um abaixo-assinado pedindo que os vereadores realizassem uma Audiência Pública para debater o tema. O vereador Hermógenes de Oliveira apresentou o requerimento, aprovado por unanimidade. A audiência sobre o aumento de vereadores ocorrerá no dia 28.

Anteriormente, a ACIFI (Associação Comercial de Foz do Iguaçu), liderou um movimento com algumas das entidades contra a proposta de subir de 15 para 21 vagas no legislativo a partir de 2013. Nesta ocasião, foram coletadas 22 mil assinaturas contrárias a ideia.

O documento também foi protocolado na Câmara Municipal na semana passada. Anteriormente, o vereador autor da proposta recuou e retirou o projeto, por isso o abaixo-assinado não foi utilizado na discussão sobre o assunto. 

20 de nov. de 2011

Poderosas do Foz vencem e estão perto do título da Copa do Brasil

Foto: Divulgação

Com dois gols de Daiane Moretti, as Poderosas do Foz Cataratas venceram o Vitória, de Pernambuco por 2 x 0.  A primeira partida da final da Copa do Brasil foi disputada no estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. O time iguaçuense tem a vantagem no placar e ainda jogará a decisão perto da torcida, que promete lotar o Estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu.

Os destaques da vitória fora de casa foram a atacante da Seleção Brasileira, Daiane Moretti, e a goleira Bárbara, titular do Brasil no Pan de Guadalajara, no México. O time demonstrou postura de campeão, não se deixou levar pelo nervosismo, e foi competente nas finalizações.

Daiane abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, deixando o Vitória pressionado.  A equipe pernambucana esbarrou na grande atuação de Bárbara. O Vitória, treinado pelo técnico da Seleção Brasileira, Kleiton Lima, ainda acertou a trave, quando a partida estava 1 x 0 para o Foz Cataratas.

O castigo veio pouco antes do final do jogo. Novamente Moretti balançou as redes.

A campanha das Poderosas impressiona. São cinco vitórias, uma derrota para o Kinderman (SC), e três empates. O bicampeão da Copa do Brasil (2008 e 2009), Santos (SP),  foi uma das equipes derrotadas pelo time iguaçuense.

Ano passado, a equipe deixou escapar o título contra o Duque de Caxias (RJ). O vice-campeonato amadureceu o bi-campeão paranaense.

O favoritismo não deve iludir as meninas do Foz.  Isto porque, apesar do jogo em casa, o adversário tem quatro jogadoras da seleção e pode reverter a vantagem.

A partida decisiva será realizada no próximo sábado, 26, no estádio Pedro Basso, a partir das 17 horas.

Confira o elenco do Foz Cataratas: Adriane dos Santos, Ana Patrícia, Andressa Silva, Bárbara (seleção), Micheline, Beatriz Vaz, Bruna Benites, Bruna Ferreira, Daiane Moretti (seleção), Daniele Neuhaus, Fernanda Borzuk, Fernanda Hermann, Letícia da Silva, Marina Toscano (seleção), Mayara da Fonseca, Paula Andressa, Rilany Aguiar, Suellen Serra, Tayla Carolina, Thaisa Moreno e Renata Costa (seleção).

Na moda: Vídeo mostra secretários de Richa em avião de empresa




No momento em que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está na iminência de ser demitido do cargo por ter voado em um avião bancado com recursos privados, um vídeo obtido pela Gazeta do Povo mostra que a prática também é comum no Paraná. 

A imagem mostra os secretários de Estado do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), e de Indústria e Comércio, Ricardo Barros (PP), desembarcando de uma aeronave da empresa Pro Tork, que fabrica motopeças, no município de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. 

Ambos justificaram que a viagem foi feita para negociar a instalação de mais duas fábricas da Pro Tork no estado e não envolveu interesses ou benefícios privados.

Nos últimos meses, vieram à tona vários casos de políticos viajando em aeronaves de empresas particulares, incluindo algumas que mantêm contratos com o poder público (veja quadro ao lado). No caso de Romanelli e Barros, a viagem ocorreu no último dia 10 até a sede da Pro Tork em Siqueira Campos, que é considerada a maior fábrica de motopeças da América Latina e emprega cerca de 3,5 mil pessoas. 

Euclides Garcia - Gazeta do Povo

Uma das Sete Maravilhas do Skate



As Cataratas do Iguaçu foram o cenário ideal para as manobras de Carlos de Andrade, o Piolho. O paranaense escreveu o nome na história do skate mundial. Ele é o primeiro campeão do FOZK8, competição internacional de Mini Ramp, que reuniu 40 atletas brasileiros e estrangeiros. 

O bicampeão do estilo bowl, Pedro Barros (Pedrinho) ficou em segundo lugar. O evento, realizado neste sábado (19), no Parque Nacional do Iguaçu, faz parte da etapa preparatória de Foz do Iguaçu na disputa para sediar do X Games em 2013.

O visual de uma das Sete Maravilhas da Natureza impressionou os organizadores do campeonato inédito no Brasil. “Acredito que foi um sucesso o evento. Estou confiante que Foz do Iguaçu seja uma das sedes do X Games. Os representantes da ESPN elogiaram a estrutura e, claro, ficaram encantados com a exuberância das Cataratas do Iguaçu”, disse o secretário de Esportes, Marcio Ferreira.

Piolho foi um dos skatistas mais completos na final, disputada no formato de Jam Session. Pedrinho ficou em segundo lugar. Ele abusou das manobras de borda. O argentino Gustavo Rodriguez ficou na terceira posição.

Foram distribuídos R$ 40 mil em premiação. O evento foi promovido pela Brunoro Sport Business, RTMF, CBS e Prefeitura de Foz. Nesta semana três programas da ESPN divulgarão reportagens e imagens da competição. 


Com informações ESPN

Resultados do FOZK8

1. Carlos de Andrade “Piolho”
2. Pedro Barros
3. Gonçalo Rodriguez – ARG
4. Marcelo Kosake
5. Murilo Peres
6. Allan Mesquita
7. Otavio Neto
8. Dan Cezar


Veja algumas imagens do evento (clique nas fotos para ampliar).
Fotos: Aline Moraes











Promotor propõe TAC para demissão de Assessores na Câmara de Foz


O promotor da 6ª Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público e Fundações, Marcos Cristiano Andrade propôs um Termo de Juste de Conduta (TAC) para o corte de assessores de livre nomeação na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

A medida está amparada em uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que os legislativos não podem ter mais funcionários em cargos comissionados do que servidores concursados. O tolerável nas câmaras municipais é a quantidade igual entre indicados e efetivos, o que não ocorre na maioria dos legislativos paranaenses.

Em Foz do Iguaçu há 74 cargos políticoss, sendo 60 assessores diretos (quatro á disposição de cada um dos 15 vereadores) mais outros 14 ocupantes de cargos de livre nomeação, que desempenham funções em diretorias e outras assessorias. Menos da metade são concursados. Os 33 efetivos estão concentrados na área administrativa, jurídica e financeira.

Com base na decisão, a Câmara Municipal deverá demitir 41 funcionários indicados. Em Santa Terezinha de Itaipu,  a situação é mãos grave. Há somente dois concursados e 10 cargos de indicação política.

“ Na semana passada, com base nesta lei, foram feitos quatro ofícios (câmaras e prefeituras de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha), pedindo informações sobre a quantidade de cargos concursados e comissionados, leis que criam este cargos e termos de posse e nomeação”, comentou o promotor.

19 de nov. de 2011

Prefeitura de Foz inova para evitar epidemia de dengue



O país inteiro se prepara para combater o mosquito transmissor da dengue. A chegada das altas temperaturas e o registro do sorotipo 4, mas uma variação da doença, aumenta o risco de epidemia. 


Em Foz do Iguaçu, uma grande campanha popular, prevista para ter início no dia 28, promete mobilizar a população da cidade no combate ao Aedes Aegypt. Os alvos da estratégia inédita são os pátios e interior das residências, onde foram identificados 85% dos criadouros.

A estatística apontada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ) mostra que os métodos tradicionais já não são suficientes para conter a doença. Os procedimentos, como a eliminação de água parada e a limpeza dos terrenos, ainda são fundamentais, e servem para reduzir os focos, porém, não são mais capazes de impedir a reprodução do mosquito.

A fêmea se tornou mais resistente e já não precisa exclusivamente de locais com água acumulada para depositar os ovos, que podem sobreviver por 300 dias. Diante disso é necessário buscar novas formas de combater a dengue. Uma delas foi encontrada em Foz.



Serão distribuídos gratuitamente sprays de inseticida em todas as casas, lojas e fábricas. 

“Nós não vamos esperar de braços cruzados. Vamos acabar com a fêmea do mosquito antes de depositar os ovos. Precisamos do apoio da população e nós vamos mostrar que o povo não se dobra para essa doença. Se conseguirmos eliminar o Aedes Aegypt, seremos exemplo para o país”, destacou o prefeito Paulo Mac Donald durante entrevista coletiva.



Mac Donald explicou que os produtos serão entregues pela multinacional Raid. O valor cobrado de cada unidade será de R$ 1,00 para cobrir impostos. O spray normalmente custa R$ 8,00 no mercado.


“Só quem viu enfermaria com pacientes com dengue sabe como as pessoas sofrem com esta doença. Esses sprays foram obtidos com um telefonema, e a multinacional submeteu a nossa solicitação á diretoria e depois de três dias confirmaram a doação”, destacou o prefeito.


Leia mais 

18 de nov. de 2011

X Games: Executiva da ESPN se impressiona com as Cataratas e elogia estrutura da cidade

Montagem da pista do Mundial Fozk8 - Foto: Fabiano Pereira

Não é exagero dizer que a Terra das Cataratas é forte favorita a sediar a próxima edição do X Games 2013. Se depender da empolgação da gerente de Desenvolvimento Global da ESPN, Jennifer Rieber, a cidade será a embaixada dos esportes radicais no Brasil.

Ela, outros dirigentes do canal esportivo, representantes da Brunoro Sport Business, responsável pela captação do evento, RTMF e CBS (Confederação Brasileira de Skate) estão em Foz para acompanhar o Mundial de Skate Foz8.

A executiva esteve no Parque Nacional do Iguaçu, onde está sendo montada a pista para a competição, que será realizada no final de semana, com a participação de skatistas brasileiros e estrangeiros.

“It’s so amazing! I can not stop smiling”, comentou Jennifer ao se deparar com a primeira cortina d’água das Cataratas do Iguaçu. A frase “ Isto é incrível, eu não consigo parar de sorrir” foi dita por ela e reproduzida no facebook de Célia Andrade, gerente de Mercado Internacional da Secretaria de Turismo.

Segundo Célia, a dirigente da ESPN ainda destacou que “Foz do Iguaçu, além da beleza exuberante, tem muito espaço disponível e estrutura suficiente para o que procuram. Poucos lugares têm tudo isso concentrado e bem organizado e ainda com a paisagem verde”.

Jennifer Rieber visitou os atrativos turísticos da cidade (Itaipu Binacional e Parque Nacional) e também conheceu o Centro de Convenções, que recebeu elogios pela infraestrutura e localização próxima aos hotéis e aeroporto.

A Terra das Cataratas já foi aprovada na primeira fase para sediar o evento e agora disputa com outros países a escolha oficial. A Embratur já confirmou apoio a captação do X Games 2013. O resultado será divulgado em janeiro de 2012.



Mundial de skate coloca a Terra das Cataratas na rota do X Games 2013

As Cataratas do Iguaçu serão o cenário para manobras radicais. O atrativo, eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza, servirá de inspiração para 19 atletas que participam do FOZ8, competição inédita no país.

O evento, que será realizado no próximo dia 19, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, será o  primeiro campeonato internacional de Mini Ramp (Mini Half) no Brasil. O desafio contará com a presença do bicampeão mundial Pedro Barros e outros atletas do Brasil e exterior. A premiação é de R$ 40 mil. O evento será transmitido pela ESPN, canal de televisão detentor dos direitos de imagem do X Games.

O campeonato será disputado no formato Jam Session (um skatista por vez no mini ramp) dividido em baterias com cinco atletas cada, onde apenas os oito melhores passarão para a fase final.

A pista será montada no antigo heliporto das Cataratas do Iguaçu e ficará pronta para treinos no dia 18 de novembro, sexta-feira. As disputas terão início no dia 19, sábado, a partir das 10h. 



“ Foz do Iguaçu é, além de uma cidade turística, um grande palco para competições esportivas. A Seleção Brasileira de Futsal jogou no nosso ginásio, a Seleção Brasileira de Basquete disputou o Pré-Olímpico neste ano e agora sediaremos um campeonato inédito de skate. Estamos mostrando ao mundo que somos uma das Sete Maravilhas do Mundo, e também a cidade dos esportes radicais”, comemorou o secretário de Esportes, Márcio Ferreira.

17 de nov. de 2011

Fórum pela Moralização: Acifi lidera movimento contra discussão do aumento de vereadores



Fazer valer a vontade popular, manifestada por meio de 22 mil assinaturas contra o aumento no número de vereadores e pela redução do orçamento da Câmara de Foz do Iguaçu, é a meta agora defendida por cerca de vinte entidades representativas da sociedade iguaçuense. Elas se uniram no “Fórum pela Moralização da Política” e estarão mobilizadas diante da nova tentativa dos vereadores em retomar a discussão, sob a justificativa de atender ao pleito de 18 partidos políticos, do aumento no número de parlamentares.

Em reunião realizada na semana passada, somaram-se à ACIFI, OAB/Foz e Iguassu Convention, as seguintes entidades: Igreja Católica; quatro lojas maçônicas de Foz do Iguaçu; sindicatos como o Sindilojas, Secovi, Sescap, Sincofoz e Sinduscon; Conselhos Regionais de Contabilidade e Administração; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI); Centro Cultural Beneficente Islâmico e Conselho Municipal de Turismo e o Conselho do Jovem Empreendedor.

Lançamento - As entidades que representam o Fórum pela Moralização da Política reunirão a imprensa de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, dia 18, às 8h30, para anunciar o lançamento de uma nova campanha, com outdoors espalhados em pontos estratégicos e de grande circulação, em protesto à manobra de retomar a discussão que já havia sido arquivada juntamente com o projeto de Emenda à Lei Orgânica que aumentava de 15 para 21 vereadores. O projeto foi retirado pelo autor, vereador Hermógenes de Oliveira, cancelando automaticamente a audiência pública que seria realizada no dia 5 de agosto. 

O mesmo vereador, sob o pretexto de atender ao abaixo-assinado firmado por 18 partidos políticos, pediu a audiência pública agendada pela Câmara para as 19h30 do dia 28 deste mês. As entidades que representam o fórum definiram que participarão da audiência. “Vamos participar desse debate e exigir que se respeite a vontade popular”, afirmaram os representantes das entidades. 

Ficou definido também na reunião que a manobra dos vereadores em desrespeitar a vontade manifestada em abaixo assinado com 22 mil assinaturas será debatida em missas; reuniões dos sindicatos, associações e das lojas maçônicas; com a classe empresarial; e demais espaços onde essas entidades atuam, enfatizando que o aumento no número de vereadores é desnecessário. 

15 de nov. de 2011

Prisão e desacato durante blitz para reduzir som noturno em Foz




Cerca de 95% das ocorrência atendidas pela Polícia Militar em Foz do Iguaçu tem como estopim  o som alto após ás 22h. O efetivo acaba sendo monopolizado para atender  pessoas mal educadas, deixando descoberta parte da cidade que acaba vítima de assaltos.

Na tentativa de reduzir as ocorrências, uma média de 50 a cada fim de semana, foi criado um esquadrão especial. O grupo é formado pela secretaria da Fazenda, responsável em aplicar as multas, Guarda Municipal e Policia Militar altamente treinada para reduzir conflitos, uma vez que a maioria quando flagrada desrespeitando a lei e alertada do preço, acaba atacando os servidores.

Durante a madrugada de sábado para domingo, o Afronteira acompanhou por quatro horas o trabalho. Foram cerca de 15 denuncias. Destas oito, resultaram em multas e avisos. Na maioria das vezes, o som ambiente ultrapassava aos 78 decibéis. Pela lei, em ambientes particulares o volume não deve ultrapassar a 60, e nunca após ás 22h.

No Porto Meira, a presença de menores consumindo drogas e com bebidas dividia a atenção com a grande quantidade de motos e carros de luxo. A região é uma das mais carentes de Foz. O local abriga o maior índice de assassinatos de jovens com menos de 25 anos e de meninas gestantes.

Uma jovem que após rasgar o termo de notificação dos servidores, desacatar e morder policiais foi detida e encaminhada a Delegacia do Adolescente. Ela parecia não ter controle nem nos gestos ou língua.

Em ambientes públicos o volume não pode ultrapassar a 90 decibéis e também deve ser desligado ás 22h. Para os policias além do peso da multa que pode chegar a R$ 5 mil, os reincidentes deveriam ser responsabilizados com mais rigor pelo Ministério Público. “Em Foz é muito grave. A polícia acaba mobilizada nessa ocorrência”, disse um policial após o oitavo chamado.

Foram registrados desde festa de casamento e aniversários. No centro de Foz uma festa promovida por um Rotary foi encerrada. O grupo de jovens que alegava estar promovendo a cervejada beneficente havia alugado o antigo prédio onde funcionava o Restaurante Líbano para o evento. O local havia sido desativado por não possuir licença do Corpo de Bombeiros.

Mundial de skate coloca a Terra das Cataratas na rota do X Games 2013



As Cataratas do Iguaçu serão o cenário para manobras radicais. O atrativo, eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza, servirá de inspiração para 19 atletas que participam do FOZ8, competição inédita no país.

O evento, que será realizado no próximo dia 19, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, é promovido pela Brunoro Sport Business, RTMF, CBS e Prefeitura de Foz. O desafio é considerado uma etapa preparatória a favor da candidatura da cidade como sede do X Games em 2013.

O primeiro campeonato internacional de Mini Ramp (Mini Half) no Brasil contará com a presença do bicampeão mundial Pedro Barros e outros atletas do Brasil e exterior. A premiação é de R$ 40 mil. O evento será transmitido pela ESPN, canal de televisão detentor dos direitos de imagem do X Games.


O campeonato será disputado no formato Jam Session (um skatista por vez no mini ramp) dividido em baterias com cinco atletas cada, onde apenas os oito melhores passarão para a fase final.


A pista será montada no antigo heliporto das Cataratas do Iguaçu e ficará pronta para treinos no dia 18 de novembro, sexta-feira. As disputas terão início no dia 19, sábado, a partir das 10h. (As disputas ocorreriam no domingo, mas a organização decidiu realizar as baterias somente em um dia - atualizado 19/11)


“ Foz do Iguaçu é, além de uma cidade turística, um grande palco para competições esportivas. A Seleção Brasileira de Futsal jogou no nosso ginásio, a Seleção Brasileira de Basquete disputou o Pré-Olímpico neste ano e agora sediaremos um campeonato inédito de skate. Estamos mostrando ao mundo que somos uma das Sete Maravilhas do Mundo, e também a cidade dos esportes radicais”, comemorou o secretário de Esportes e Lazer, Márcio Ferreira.



Leia mais

14 de nov. de 2011

Vereadores de Cascavel acusados de pegar o salário de assessores


A denúncia, que já está no Ministério Público, traz relatos de uma ex-assessora da Casa de Leis em Cascavel. Ela relatou a existência de nepotismo cruzado e funcionários fantasmas, além, é claro, a apropriação indébita dos salários. As gratificações concedidas também voltam para o bolso dos parlamentares.

Em Cascavel, cada vereador tem seis assessores. O maior salário é de R$ 2.900,00. O menor é de R$ 1.100,00. Segundo a denunciante, apenas quatro dos 15 vereadores não estão envolvidos. O Legislativo tem aproximadamente 150 funcionários.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Dameceno resolveu nomear dois servidores de carreira para apurarem a denúncia veiculada pela TV Tarobá. Os assessores e vereadores serão ouvidos.

O jornalista Paulo Martins, da emissora, comparou o ato dos vereadores que pegam salário de assessores com a ação de um assaltante. A única diferença é que o bandido usa arma, e a pessoa é vítima uma vez, depois o criminoso foge, ao contrário dos vereadores, que todos os meses obrigam os funcionários a devolverem os vencimentos, décimo terceiro e até férias.

" Esses aí assaltam a família da mesma vítima, e no mesmo ato assaltam o cofre público. Lugar de assaltante é na cadeia, agora se explique a razão de vereador em Cascavel exigir tantos assessores", comentou.


O Ministério Público investiga em Foz caso semelhante. Há denúncia de um ex-assessor que confirmou ser funcionário fantasma da Câmara Municipal. 

Uma das Sete Maravilhas da Natureza na década de 1920

Representantes da Segurança Pública e do FOZTRANS definem datas para a realização da blitz do Programa “Cidade Limpa”



Autoridades de Segurança Pública, FOZTRANS e o vereador Luiz Queiroga estiveram reunidos durante essa semana para debaterem as ações que desencadearão na blitz educativas de conscientização sobre a campanha “jogar lixo para fora do carro, agora é multa”. A campanha faz parte do programa cidade limpa e vem respaldado pela Lei Municipal nº. 3.813/11, sancionada pelo Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e que já está em vigor.

Participaram da reunião estratégica, os comandos da Guarda Municipal, representada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Adão Luiz Almeida, da Polícia Militar, representada pelo comandante do 14º Batalhão em Foz do Iguaçu, Ronald Reinaldin, representantes do FOZTRANS e o vereador Queiroga.

Após uma série de abordagens sobre o tema, ficou definido o cronograma de ações que serão realizadas nos dias 23/11, 30/11, 07/12 e 10/12, sempre entre os horários das 9:00h às 11:00h em diversos pontos específicos da cidade. 

“O intuito dessa campanha é de realmente conscientizarmos o cidadão iguaçuense sobre o grande erro, que ele está cometendo, ao jogar o lixo nas ruas. Às vezes, um simples papel de bala desencadeia uma ação, que juntamente com outros lixos jogados na rua, formam uma situação incomoda para muitas famílias. Um exemplo são os alagamentos e entupimentos de bocas de lobo, o que gera as inundações e por sua conseqüência a procura da rede hospitalar da cidade por causa de doenças transmitidas por esses lixos despejados na rua”, relatou o vereador.

Assessoria

Relíquia: Vídeo conta a história da inauguração da Ponte da Amizade

11 de nov. de 2011

Brasileiros e Argentinos comemoram eleição das Cataratas como uma das 7 Maravilhas da Natureza

Autoridades brasileiras e argentinas unidas para comemorar a vitória.
O prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, participou da confraternização.
O Governador de Misiones - Argentina, Maurice Closs, também esteve presente na Ponte Tancredo Neves e discursou à imprensa.

O Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, orgulhoso com a bandeira do Brasil.
Os "hermanos" também estavam bastante felizes com o título das Cataratas.
A comemoração foi animada.
Não poderiam faltar os fogos de artíficio para festejar essa conquista.
A Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, estiveram no local para garantir a organização e segurança dos participantes.
Cobertura da imprensa argentina.
Vida de jornalista e blogueiro.


Um pequeno engarrafamento se formou ao final da festa, mas logo foi dissipado quando a pista foi liberada pela polícia.


Fotos: Aline Moraes